O bullying pode ser combatido por uma grande amizade pode precisar só de papel e lápis... e muita imaginação! Uma menina bonita e muito inteligente, essa é a Rita. Ela tem um jeitinho que parece incomodar a todos: vive calada, quase não fala nada. Mas quando a boca fica fechada, é a mão que fala por ela; as mãos de Rita conversam desenhando. Mas a família nunca entendeu como a menina podia ser tão caladinha assim.
Na escola não era diferente, os colegas também achavam a menina esquisita e começaram a arrumar confusão com ela. A Rita era tão perseguida pelos colegas que chegou ao ponto de não querer mais ir para a escola. Foi preciso sua mãe reclamar com a diretora, para que a professora desse uma bronca na turma e controlasse as brincadeiras de mau gosto. Mas só por um tempo; logo as crianças começaram de novo a chateação.
Porém, Rita agora não se deixava mais chatear. Quando alguém arrumava confusão, ela fazia um desenho. Chegou até a inventar um copo diferente - o copo da chateação. Toda vez que alguém mexia com ela, desenhava um pouco de tristeza dentro do copo. E assim foi aguentando até que um dia apareceu uma menina nova na sala de aula, a Violeta, que parecia ser muito sapeca. Violeta falava pelos cotovelos, e Rita, só pelas mãos. Mas, apesar de tão diferentes, elas logo ficaram muito amigas. Violeta não ligava se Rita não falava, e tagarelava pelas duas. E quando alguém tentava mexer com sua amiga, ela a defendia. A amizade foi crescendo e elas inventaram um jeito só delas de conversar, usando a arte e a imaginação. E a partir dali, ninguém mais arrumou confusão com elas... e ninguém mais as viu separadas.
Ana Cristina Melo retrata com sutileza e sensibilidade um dos assuntos mais discutidos na atualidade, o bullying na escola, e mostra como é possível superar as dificuldades quando se tem ao lado um grande amigo. Mostra ainda que as diferenças podem ser muito divertidas e até complementares. Com delicadas ilustrações da carioca Cris Alhadeff, Amizade desenhada é um livro que diverte e educa, para ser lido e debatido em família e no ambiente escolar.
- Editora: ESCRITA FINA
- Gênero: LITERATURA INFANTOJUVENIL